As Principais Mitologias

Início em 03/05/2018 – Inscreva-se!

O objetivo do Curso é apresentar o sistema de mitos de diversos
povos. Os principais a serem estudados serão: Gregos, Egípcios, Nórdicos, Celtas e Hindus. E assim conhecer um pouco melhor os processos psíquicos do inconsciente coletivo, fornecendo também uma base para o estudo de sonhos, fantasias e sincronicidades, pois ambos são expressões da atividade inconsciente.

A Mitologia e o Homem:

A Mitologia Grega é uma das mais geniais e fantásticas concepções de mundo e da vida humana que conhecemos. Ela nasceu da necessidade do homem de explicar como as coisas foram formadas: a natureza, os seres humanos, assim como as coisas abstratas como amor e guerra.

Cada civilização antiga possui um sistema de mitos próprios e que se ligam a sua cultura, sistema político, religioso e educacional. Cada mitologia demonstra a forma como as civilizações pensavam a respeito de suas origens e também como imaginavam a estrutura fundamental de sua existência.

Os Deuses e divindades simbolizam forças da natureza tanto externa quanto interna no homem. Carl Jung traduziu isso para imagens arquetípicas, ou seja, padrões de comportamento e de emoções inerentes a toda humanidade.
Os mitos com suas imagens arquetípicas formam a base de nosso
inconsciente e, esses motivos mitológicos, podem aparecer em sonhos e sincronicidades para a consciência trazendo uma mensagem transformadora.
Portanto, ao entrar em contato com essas forças arquetípicas aumenta a percepção sobre nós mesmos, proporcionando maior entendimento sobre a forma como enxergamos e nos relacionamos com a vida, com o trabalho, com homens e mulheres, com pais e filhos e com nós mesmos.

Conforme Campbell (1990):

“Quando a história está em sua mente, você percebe sua relevância para com aquilo que esteja acontecendo em sua vida. Isso dá perspectiva ao que lhe está acontecendo. Com a perda disso, perdemos efetivamente algo, porque não possuímos nada semelhante para pôr no lugar. Esses bocados de informação, provenientes dos tempos antigos, que têm a ver com os temas que
sempre deram sustentação à vida humana, que construíram civilizações e enformaram religiões através dos séculos, têm a ver com os profundos problemas interiores, com os profundos mistérios, com os profundos limiares da travessia, e se você não souber o que dizem os sinais ao longo do caminho, terá de produzi-los por sua conta. Mas assim que for apanhado pelo assunto, haverá um tal senso de informação, de uma ou outra dessas tradições, de uma espécie tão profunda, tão rica e vivificadora, que você não quererá abrir mão dele.”

A dinâmica simbólica, por meio do estudo da mitologia, é um ponto
importante para a Psicologia Analítica, pois traz o entendimento dos conflitos, bem como um reavivamento os processos inconsciente, permitindo a religação do ego com o inconsciente e um aprofundamento a personalidade do individuo.

Docente:
Hellen Reis

Conteúdo programático:

– O que são os Mitos; A importância da vida simbólica; O que são
arquétipos e sua atuação na vida humana;
– Do caos a ordem: Os mitos de criação nas mitologias: Grega,
Egípcia, Nórdica, Africana e Hindu.
– O panteão grego;
– O panteão egípcio;
– O panteão africano;
– O panteão nórdico;
– O panteão hindu;
– Os mitos dos heróis: Ulisses, Hércules, Psiquê, Jasão e Teseu.
– Os mitos de destruição e reconstrução do mundo: O Ragnarok.

Metodologia:
Aulas teóricas e práticas, proporcionando aprendizado e vivência
dinâmicos.

Quem pode fazer o curso As Principais Mitologias?
Todos os interessados.

Data de início:
03/05/2018

Horário das aulas:
Quinta-feira, das 19h30 às 22h.

Duração do curso:
2 meses

Investimento:
R$ 200,00/mês

Ligue e inscreva-se:

Horário de atendimento:
Segunda à sexta: das 9h às 20h
Sábado: das 9h às 16h
(11) 3667-1243  – Secretaria
(11) 95794-1803 – Whatsapp Secretaria
(11) 97704-2333 – Whatsapp departamento de cursos