Antes de tomar qualquer decisão sobre tornar-se psicanalista e sobre fazer um curso no instituto, aproveite as perguntas e respostas que publicamos abaixo para tirar suas dúvidas.


O que é psicanálise?
Um método terapeutico desenvolvido pelo Dr. Sigmund Freud que tem por objetivo, aplacar o sintomas neuróticos descritos como: ansiedade, angústia, fobia, obsessão, compulsão e conversões histéricas.

O curso de psicanálise ministrado pelo Instituto D’Alma me permite clinicar?
Sim, em todo o território nacional. Pois o certificado é expedido pela Sociedade Brasileira de Psicanalise Integrativa.

Quais são os pré-requisitos para me formar como Psicanalista Clínico?
Frequentar as aulas (80% de presença), apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, cumprir no mínimo 80 horas de análise individual, 40 horas de análise em grupo e entregar trabalhos solicitados no decorre do curso pelos Professores.

O Curso tem registro no MEC?
Não, nem tão pouco necessita. O curso encaixa-se como Formação Livre e a profissão é exercida sob as condições estabelecidas pela portaria do Ministério do trabalho nº 397/TEM de 09/10/2002 sob o número 2515.50.

Quem é o Psicanalista junto à clientela?
É um profissional que pratica a psicanálise em consultório e locais afins empregando metodologia exclusiva, e as técnicas mais eficientes ao bom exercício da profissão. Para atingir plenamente o objetivo de tornar-se psicanalista o candidato necessita de uma sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e analisando. Essa instrumentação humanitária no Instituto D’Alma será apresentada através das Extensões Filosóficas aplicadas à Psicanálise e pelos Cursos acerca das concepções artísticas do Cinema, Teatro e Artes Plásticas.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII.

Porque o Curso é aberto a todo tipo de profissionais?
Porque nenhuma lei diz o oposto. Vale a pena dizer que desde 1926, o próprio Sigmund Freud em seu famoso texto, “A questão da análise leiga”, defende a ideia de que apenas as instituições genuínamente psicanalíticas podem definir os limites e requesitos para a formação do psicanalista, independente das tentativas da Psiquiatria e da Psicologia de fagocitar o conhecimento analítico. Por conseguinte deve a psicanálise com suas intituições próprias construir os critérios de formação profissional, sem se subordinar à medicina ou à Psicologia. Sob esses aspectos, a única formação necessária para um psicanalista, sejam quais forem suas formações universitárias, que são recomendadas e não obrigatórias é de submeter-se a uma análise didata e supervisão.

O curso de psicanálise oferece titulação acadêmica?
Não, a profissão é exercída livremente desde que cumpra-se os requisitos da instituição formadora, Também não existe no Brasil cursos universitários de formação em psicanálise, o que existe são cursos de especialização Lato Sensu.

Qual a dinâmica do curso em formação psicanalítica oferecido pelo Instituto D’Alma?
Em nosso curso de formação, as aulas são presenciais, os estágios começam após 1 ano de curso teórico, realizados nas dependências da escola. A análise didata e a supervisão deve ser feita pelos clínicos e/ou professores do Instituto D’Alma.

O certificado de conclusão de curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional?
Sim, o certificado de conclusão de curso é reconhecido em todo território por ser emitido pela Sociedade Brasileira de Psicanalise Integrativa através de seus psicanalistas didatas.

Como fazer a matrícula para o curso de psicanalise do Instituto D’Alma?
Para fazer sua matrícula é necessário que o candidato marque uma entrevista , que será realizada nas dependências da escola, munido de RG e comprovante de escolaridade.

Ao terminar o curso o aluno pode abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?
Sim, concluído o curso com todas as suas exigências o formado terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista , permitindo que o canditado abra um consultório e trabalhe legalmente como tal.

Clique e inscreva-se em nosso curso de FORMAÇÂO EM PSICANÀLISE.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.