Seja um profissional certificado e pratique a psicanálise em todo o Brasil, não é preciso ter formação em psicologia ou psiquiatra.

O Psicanalista é um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, ou seja, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

A psicanálise é um estudo desenvolvido pelo Dr. Sigmund Freud, que buscou no inconsciente as respostas para manter a saúde da Alma.

No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma atividade livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII.

 Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397 de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional. 

Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Desta forma, a Psicanálise é uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos, mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos.

Nenhum curso de formação de Psicanalista possui regulamentação pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Portanto, não existem cursos de Psicanálise de âmbito universitário, mas sim a Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista deve receber um Certificado expedido pela entidade onde realizou seu curso.

Clique e veja as respostas das principais DÚVIDAS.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.