fbpx

Professores do Instituto D’Alma

PROFESSORES

stephanie

Stephanie é gestora em clínica social e coordenadora operacional de voluntariado clínico. Psicanalista clínica pela SBPI- Sociedade Brasileira de  Psicanálise Integrativa, em São Paulo, Stephanie é graduada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formada em Artes Cênicas pela escola de teatro Macunaíma. Psicanalista e docente nas áreas de psicanálise e comunicação em cursos técnicos e de graduação em nível superior, atualmente ministrando disciplinas de teoria Freudiana e Kleiniana no curso de formação em psicanálise do Instituto D’Alma. Além disso, é idealizadora e colaboradora do grupo de estudos AIMÓ – para uma psicanálise preta e pesquisadora ativa sobre questões interseccionais de raça, gênero e classe. Palestrante, empresária, artista, psicanalista e supervisora clínica. Atualmente, Stephanie participa do Fórum Lacaniano de São Paulo, do grupo de estudos Quarentena com Lacan e do laboratório de psicologia arquetípica.

camila ferreira

Camila é formada em Artes Cênicas e Conceitos Junguianos, com especialização em História, Literatura, Cultura e Memória Africana e Afro-Brasileira, Filosofia Kemética (antigo Egito) e Psicologia Africana, estudos sobre Candomblé Feminino e Ancestralidade, Introdução e Aprofundamento à Meditação, sobre Gênero, Autonomia e Economia Solidária. Atualemente atua como Terapeuta Junguiana na clínica particular “Ilê Axé Morada Terapêutica”. Como professora no Instituto D’Alma de Psicanálise, coordenou no mesmo espaço o grupo de estudos “Aimó: para uma psicanálise preta”. Idealizadora e comunicadora do canal Vozes Negras, onde elucida e reconta a história, a memória, a cultura ancestral e contemporânea africana e afro-brasileira por meio da arte. Como Arte Educadora ministra aulas teóricas e práticas nas linguagens artísticas: teatro, dança, música e artes visuais. Especializada em arte, educação, dança afro e filosofia contemporânea na arte. Camila é atriz e diretora teatral, palestrante e ativa comunicadora.

Vanessa Rodrigues

Graduada em Música pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Vanessa é Mestre em Composição Musical pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e especialista em Psicologia Analítica pela UniLeya e em Psicanálise pelo IBP – Instituto Brasileiro de Psicanálise. Como compositora, participou de diversos Festivais de Música pelo Brasil. Em 2018, foi aprovada no curso de Doutorado na Universidade de Toronto, com projeto de estudos que engloba Música, Raça e Gênero,  impossibilitada porém de cursar por questões de corte de Bolsas. Atuante na temática antirracista, Vanessa tem participado de mesas de debates sobre o tema, destacando eventos dentro da Unicamp e formações para a Rede Municipal de Campinas. Atualmente integra o corpo docente do Instituto D’Alma – SP como professora de teoria Psicanalítica e Coordenadora do Grupo de Estudos de Psicanálise Preta Aimó. Participa e coordena também o Grupo Livre de Estudos “Pensando Branquitude” – GLEPeB e ministra cursos livres com a temática antirracistas e os impactos da branquitude nas relações psíquicas. Psicanalista clinica, colunista do site ImprensaPreta.com e professora de Dança e Música em escola integral no Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Hortolândia.

Bruno C Mota

Graduado em psicologia pela UNESP Mestre em psicologia pela UFRRJ, Bruno é Coordenador Regional Sudeste da Articulação Nacional de Psicóloga (os) Negra (os) e Pesquisadoras (es), ANPSINEP e Vice-líder do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes da UFRRJ, LAPSIAFRO. Bruno se dedica a pesquisa de fenômenos sociais e processos grupais a partir do aporte teórico da psicologia complexa e desenvolve estudos sobre relações étnico-raciais, violência racial, trauma coletivo, complexos culturais e políticas públicas. Psicólogo Clínico (CRP: 06/137686), artista plástico, documentarista e professor do curso de formação em psicanálise do Instituto D’Alma.

eduardo

Graduado em psicologia pela UBC – Universidade Brás Cubas – Mogi das Cruzes, SP. Eduardo é formado em psicanálise Lacaniana e Freudiana pelo CLIN-A – Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, associado à EBP- SP – Escola Brasileira de Psicanálise em 2017. Atualmente Pós-graduando em Saúde da família/Saúde Pública, saúde mental e atendimento psicossocial pela  UBC – Universidade Brás Cubas – Mogi das Cruzes, SP.  Eduardo atua como psicólogo clínico e educacional, na atenção básica de saúde do SUS na APS Santa Marcelina, SP. Além disso é membro do Cartel, promovido pela EBP – Escola Brasileira de Psicanalise, com tema “construção de caso clínico” na teoria lacaniana e Freudiana. Leciona Psicopatologia e Teoria Lacaniana no Instituto D’Alma.

thiago costa

Thiago Costa: psicanalista, historiador e professor de teorias Freudianas na escola de formação em psicanálise do Instituto D’Alma, Thiago Costa também é o monitor responsável da nossa clínica social com anos de experiência em voluntariado social e triagem clínica.

Rafael de santis

Graduado em Psicologia pela UFSJ -Universidade Federal de São João del-Rei, Rafael é Mestre em psicologia social pela USP- Universidade de São Paulo e especialista em psicologia analítica pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. No mestrado pesquisou o percurso criativo do escritor João Guimarães Rosa em interlocução com a teoria junguiana.
No Instituto D’Alma ministra disciplinas na área da psicologia analítica. Psicólogo e supervisor clínico na atenção primária do SUS e em consultório particular.

felipe

Felipe é musicoterapeuta, mestre em comunicação e psicanalista clínico docente da formação do instituto D’alma. Atua na clínica individual e em grupo na perspectiva esquizoanalista na articulação com arte. Possui experiência como docente em faculdade e em produção de conteúdo didático para EAD. Desde de 2003 organiza grupos para se experienciar a Ecosofia, proposta apresentada pelo pensador Felix Guattari em seu livro Três Ecologias (1989). Segue desde então como pesquisador autônomo da filosofia da diferença propondo processos e cursos livres que pensam a articulação entre os campos dessa perspectiva filosófica, a clínica analítica e a arte.

william

Bacharel e licenciado em História pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (Bolsa PIBIC/CNPq) (2007-2011) e Mestre em História (Bolsa CAPES) pela mesma instituição (2013). William atua como psicanalista pelo Instituto D’Alma (2018) com aperfeiçoamento em Psicopatologia Contemporânea no Instituto Sedes Sapientiae (2019). Analista no projeto Clínica Aberta de Psicanálise na Casa do Povo (2019). Além disso, William colabora como tradutor em diversas editoras e é criador de conteúdo sobre cinema e psicanálise. Atualmente, também atua como psicanalista com consultório em São Paulo e leciona teoria freudiana no Instituto D’Alma.

simone

Simone é graduada em Comunicação Social pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, psicanalista pela SBPI – Sociedade Brasileira de psicanálise Integrativa e especialista em Semiótica-Psicanalítica pela PUC/SP – Pontíficia Universidade Católica- São Paulo. Simone atua como professora de teorias psicanalíticas freudianas e lacanianas, semiótica e astrologia, em Institutos de formação e pós-graduação em Psicologia Analítica.

X